Em movimento; a collab Rani + COMAS usa o upcycling para circularizar a moda fitness, unindo tecnologia e manualidade
A collab Rani + COMAS traz para a passarela do BEFW o ambiente de uma fábrica de roupas, onde a produção em escala dita o ritmo do mercado, diariamente alimentado com novas peças. Em tempos de soluções urgentes para amenizar o impacto negativo da indústria, é nesse mesmo lugar que nasce a possibilidade de fazer diferente. Uma simbiose que permite novos modos de produção.
A ideia é transformar grandes volumes de descarte têxtil em insumo de moda, superfície de trabalho, pesquisa e desenvolvimento de materialidades. Tudo realizado a partir do upcycling, desde 2015 tema central da COMAS, marca e consultoria de moda circular da designer Agustina Comas, com o apoio e a expertise da Confecções T.Christina (selo ABVTEX OURO de responsabilidade socioambiental), uma das principais fornecedoras de moda fitness do país, há mais de 40 anos atendendo grandes magazines.
OS PROCESSOS
Do encontro entre COMAS e T.Christina, surgiu a Rani, idealizada por Luanna Cicolo que foi gerente de produção na confecção por uma década. A parceria proporcionou a prototipagem em escala do ORICLA ELÁSTICO, um novo tecido com diferentes padronagens, feito de pequenos cortes sobrantes, matéria-prima que seria descartada ou colocada à margem de grandes produções.
“No design por restrição, tudo é possível, mas nada é aleatório, tudo envolve programação e testes. E com o tecido elástico, que tem um comportamento totalmente diferente dos planos, o aprendizado é subjetivo e constante, estamos sempre nos surpreendendo com o que é possível criar”, Agustina Comas.
“Neste trabalho, fica evidente a precisão dos recortes, as costuras tecnológicas que fundem os retalhos dançantes e a possibilidade de brincar com as cores das linhas numa poesia para o dia a dia”, Lucius Vilar, que assina o styling do desfile no BEFW.
“Quando entendemos o upcycling como um modo de produção viável, senti que poderia realizar o sonho de ter uma marca de moda fitness com sentido. É muito legal fazer moda com o que se tem, trazendo outros conceitos para o consumidor”, Luanna Cicolo.
A moda fitness proposta pela collab é marcada pela preocupação com conforto, qualidade e durabilidade, com base em modelagens que transitam por diferentes corpos e momentos.
O DESFILE
O desfile, em três blocos, representa a evolução desse trabalho de concepção, partindo do atemporal, universo que a COMAS já trazia em suas roupas, valorizando a simplicidade e a funcionalidade com design, passando para um momento que evidencia a estética do upcycling, com o contraste do preto e branco, aos looks que vão à noite com o brilho metalizado do cirrê texturizado (o New Zig).
Para evidenciar a confecção do ORICLA, e suas formas construídas entre o manual e o tecnológico, terceiras peças foram feitas em panos inteiros apenas com partes estratégicas descosturadas para que virem tecidos novamente depois do desfile.
SOBRE ORICLA ELÁSTICO
O tecido foi originalmente desenvolvido pela COMAS em 2016 e em parceria com a Rani está sendo prototipado para escalar. É produzido em rolos de 20 m com formas iguais e procedentes do mesmo corte para garantir um padrão de cor no lote. A montagem é feita por uma costureira em máquina flat seamer e overloque (ponto luva). Já existem tecidos ORICLA feitos com quadrados, penas (contraformas das entrepernas das leggings), retângulos e triângulos, que ganharam destaque neste desfile, entre outros.
SEE COLOR – INOVAÇÃO PARA INLCUIR
Em parceria com a Jorik, empresa produtora de etiquetas termocolantes, a Rani é a primeira marca a aderir a sinalização See Color, um método de leitura de cores que usa apenas três elementos; um ponto, duas linhas e um relevo. O projeto foi desenvolvido com as universidades federais do Paraná e de Santa Catarina depois de 5 anos de pesquisa. São 94 cores decodificadas, incluindo as metalizadas, que podem ser identificadas de forma simples pelas pessoas com deficiência visual; cegas ou com baixa visão. A intenção é trazer autonomia para o dia a dia em diferentes momentos; desde a escolha da roupa na loja, até a arrumação do armário, ao se vestir e cuidar da lavagem das roupas. Por enquanto, são 4 cores disponíveis na Rani: branco, preto, vermelho e azul.
FICHA TÉCNICA
Concepção: Equipes Rani e Comas
Coordenação: Agustina Comas
Styling: Lucius Vilar
Equipe de estilo: Isabel Castro, Luanna Cicolo e Agustina Comas
Comunicação: Lila Guimarães
Trilha sonora: Agenor Garcia
Vinheta: Hol3D
Beleza: Amuse Beauty Artists
Casting: Oxygen Models
Produção: Mariana Cezário
Marketing Digital e Vendas: oceangull - made to make
Corte e Confecção das peças na T.Christina
Diretoria e líderes:
Claudia Cicolo, Sandra Regina Garcia, Adriana Duarte, Ronaldo Souza de Oliveira, Thais Debellis, Natalia Bertoni, Aline Narumi, Solange Rodrigues, Eziquiel Gonçalves, Andréia Fadul, Danilo Batista, Ronaldo Souza de Oliveira, Clederson Lima, Wagner Araújo Lima, Michael de Souza Oliveira, Thiago Galvanine, Thiago de Sousa, Thelma Isabel dos Santos Gomes, Rose Cristina de Azevedo do Prado, Michael de Souza Oliveira
Costureiras
Ivanilda Santos Ferreira, Elisangela Carneiro, Ruth Ferreira, Leila Aparecida Salgado, Sonia Maria Ribeiro de Souza, Francilene Morais, Patricia de Freitas Ferreira, Andreia Vinholo, Rosangela Santos de Souza, Regiane Pinho Rodrigues, Ivanilde Moreira, Rosineide Ramos
Operacional Rani
Thelma Isabel, Rose Cristina e Ana Paula Martins
Agradecimentos:
Toda a equipe da Confecções T.Christina, Claudio Cicolo, Igor Crivellari, Raphael Sumida, Bruna Costa, Adriana Cicolo, Daniela Colato, Rafael Morais, Renato Galdino, Erika Cristina Badanai, Ika Fleury, equipe Jorik, equipe MOMO Ambiental, Rafael Carvalho, Helena Comas, Renata Cunha
Moda fitness consciente, confortável e atemporal para uma vida cheia de movimento e significado, + UPCYCLING!